Que garantias oferecem as nossas certificações?
As certificações que podes ver acima indicam que todos os nossos produtos passaram os controlos de qualidade necessários para receber estes reconhecimentos e que, além disso, foram produzidos de uma forma sustentável para com o ambiente. Abaixo explicamos em que consiste cada certificação:
A GOTS (Global Organic Textile Standard) é uma certificação de qualidade com reconhecimento mundial aplicado aos produtos têxteis de origem orgânica e que certifica a sustentabilidade das peças de roupa ao longo da sua cadeia de produção.
As peças de vestuário certificadas GOTS não só são feitas a partir de pelo menos 90% de fibras orgânicas, como também são produzidas de forma ética e sustentável.
A RWS (Responsible Wool Standard) oferece uma oportunidade para os agricultores demonstrarem as suas melhores práticas ao público, e um meio para que as marcas e os consumidores tenham confiança de que os produtos de lã que compram e vendem estão de acordo com os seus valores.
A certificação RWS assenta num conjunto de critérios que abrangem áreas como a alimentação e o bem-estar animal, gestão de pastagens e terras, gestão de resíduos e uso de químicos, e direitos e segurança no trabalho. A lã que cumpre a norma RWS é rotulada como "lã responsável" e pode ser facilmente identificada no mercado.
A OEKO-TEX é uma associação internacional independente constituída por 18 centros autorizados em 85 países de todo o mundo que gere certificações através das quais os fabricantes de produtos químicos têxteis ou de couro podem demonstrar que a produção dos seus produtos é sustentável e que são ecologicamente seguros para os seres humanos o ambiente.
A BSCI (Business Social Compliance Initiative) é uma iniciativa europeia privada e não-governamental sem fins lucrativos cujo objetivo é melhorar as condições de trabalho na cadeia de abastecimento global, em total conformidade com a declaração internacional dos direitos humanos e as normas internacionais do direito do trabalho. Esta iniciativa visa envolver todos os elos da cadeia de produção numa série de medidas que asseguram o cumprimento integral dos direitos do trabalho e das normas mínimas de produção.
Por exemplo, todos os nossos produtos de lã de cordeiro são fabricados no Bangladeche, numa fábrica certificada pela BSCI, o que significa o seguinte:
- A fábrica dispõe de uma enfermaria no local, gratuita para os seus trabalhadores.
- Os trabalhadores recebem o salário mínimo garantido e condições de trabalho dignas.
- As trabalhadoras podem usufruir de licença de maternidade.
- A fábrica recolhe água da chuva e utiliza-a na produção dos seus tecidos, para evitar o consumo excessivo de água subterrânea.